ZAAT

ZAAT Mostra de Artes Visuais e Sonoras 009

Precise do Adobe Flash Player e javascript activado para ver este conteúdo.
Onde: Parque de estacionamento da Praça da Figueira // piso -1
Quando: de 30 de Outubro a 22 de Novembro de 2009
Duração do evento: 3 semanas
Dinâmica: piso-1 >> galeria aberta 24h e palco em modo contemplativo // entrada livre //
Ponto de encontro, tertúlias e comentários >> Infusão. Café Crêperie e mais. rua da Trindade n°7// Chiado //
Festas nocturnas >> CREW HASSAN rua Portas S Antão 159//

ZAAT MOSTRA DE ARTES VISUAIS E SONORAS 009 é a quarta edição de uma iniciativa de arte contemporânea e reflexão cultural.
Os trabalhos propostos inscrevem-se no espaço de um parque de estacionamento subterrâneo.
O parque de estacionamento resume-se a um espaço quotidiano e fechado que releva de uma pratica esquecida porque automatizada. E caracterizado pelo seu funcionamento à vocação única e pela circulação não interrompida que provoca, in fine ausência de humanidade.
Pensar os lugares no âmbito da contemporaneidade abre caminhos a novas reflexões. O lugar podia definir-se em função do modo de espacialização, de estar no espaço.
Os “não lugares” são colectivos e comuns sem possibilidade de apropriação e de investimento do espaço: sítios de passagem, de frequentação no anonimato, pontos de transição prolongados e de ocupação provisória.
A “impossível viagem” que sugere ZAAT nesse contexto urbano é de experiências singulares no confronto entre trânsito e contemplação. Pode considerar a proposta aqui apresentada com um apelo a alteridade de uso tanto na pratica social individual do espaço urbano como nos habituais ambientes e referentes atribuídos à divulgação artística.
A atopia situa-se no lado de, em margem da topologia comum.
(Não-Lugares, Marc Augé, ed. 90°)

A partir do dia 15 de Outubro no âmbito da montagem das obras e instalações artísticas, o parque de estacionamento (cuja a actividade continua 24 horas por dia) transforma-se nuns bastidores abertos e visíveis de um evento cultural e abre-se sobre o desempenho dos intervenientes na organização de uma exposição de arte.

Uma primeira apresentação das obras seleccionadas para a exposição teria lugar no âmbito da inauguração da ZAAT Mostra 009 no dia 30 de Outubro pelas 18 horas.

O espaço “palco em modo contemplativo” tem uma encenação que apela à contemplação, momento em plena oposição nas práticas de uso e de circulação num parque de estacionamento. O espaço definido e limitado será fechado com cortinas transparentes, que relembram as blackbox de instalações vídeo, lugar íntimo de confronto com a peça artística. No seu oposto, teremos aqui uma whitebox com arte em movimento para o público imóvel e/ou transeunte.

O palco em modo contemplativo proporá duas sessões, ambas pelas 19 horas, uma primeira no dia de inauguração da ZAAT Mostra com a actuação do Coletivo qualquer por Luciana Chieregati e Ibon Salvador e sua performance “tricksters ou vagabundos, ajudantes ou cartoons”. A segunda sessão terá lugar no âmbito do encerramento da ZAAT Mostra 009 (20 de Novembro) com a actuação do Coro do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal dirigido pelo Maestro Sérgio Fontão.

Durante 3 semanas, o espaço funcionaria como uma galeria de arte desembaraçada dos seus habituais ambientes e referentes (acesso livre e não condicionado, espaço com função de interesse publico na vida urbana etc.). Intervir num parque de estacionamento proporciona uma experiencia de alegria passiva numa primeira abordagem e finalmente de questionamento e de desempenho no confronto com as obras de arte expostas.
Esta proposta para a ZAAT Mostra 009 busca e provoca a surpresa.

***Os artistas têm livre interpretação, assim como dos materiais utilizados, tamanhos e suportes.
***Nesta quarta edição, o colectivo ZAAT associa-se com a cooperativa cultural CREW HASSAN nos eventos nocturnos.

PDF Press release
PDF Spot publicitário

GALERIA // galeria aberta 24h nos horários de funcionamento do parque de estacionamento

Arte de palco em modo contemplativo // 30 de Outubro e 20 de Novembro às 18H // ENTRADA LIVRE

  • Performance/dança: Coletivo qualquer por Luciana Chieregati e Ibon Salvador / “tricksters ou vagabundos, ajudantes ou cartoons” // 30 de Outubro pelas 18h // Foto
  • Coro do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal dirigido pelo Maestro Sérgio Fontão // 20 de Novembro pelas 18h

O NOCTURNO // dancefloor e multimédia // CREW HASSAN rua Portas S Antão 159

  • Zentex (Finlândia)
  • 2old4school (Portugal)
  • M.SA (Portugal)
  • Dog Jeraldi (Portugal)
  • Jerry the cat (USA)
  • Lump (Finlândia)
  • Bart Cruz (Portugal)
  • DJACOB (Portugal)

*Dada a natureza do evento, a calendarização pode sofrer alterações.

Apoios Imprensa // n contrast /// Apoio a divulgação // Turismo de Lisboa
Apoios // Bragaparques // Intermezzo Mezzogiorno // INfusão // gobierno de Chile - Embajada en Portugal // vistasobreotejo.com// didhoc.com
didhoc.com